O Jornal Batista no século XXI


altO Jornal Batista no século XXI

Othon Ávila Amaral
Conselho Editorial de OJB


Chegamos ao 112º aniversário d’O Jornal Batista. Onze decênios e dois anos. Só dois diretores no Século XXI: Salovi Bernardo que começou no dia 9 de abril de 1995, último decênio do Século XX, e terminou em 24 de março de 2003, já nos primeiros anos do Século XXI e Sócrates de Oliveira Souza que começou em 31 de março de 2003 e chega aos dias atuais.

Tinha o pastor Salovi Bernardo como seus colaboradores imediatos o pastor Ezequias Santana, Diretor Executivo e o jornalista Ebenézer Pereira Viana, como Secretário de Redação, que assumiram na mesma data do pastor Salovi. Com o afastamento de Ebenézer, assumiu outro jornalista, Luiz Paulo de Lira Moraes, que ficou entre 31 de março de 1996 a 25 de maio de 1997. Pela primeira vez uma jornalista assume a Secretaria de Redação, Erondina Lopes, que ficou de 1º de junho de 1997 a 4 de julho de 1999.

O pastor Ezequias Santana deixou sua função de Diretor Executivo no dia 21 de maio de 2000. Outro nome apareceu no Expediente d’O Jornal Batista foi o Diretor do Departamento de Comunicação, DECOM, o jornalista Josino Judson Ribeiro de 3 de dezembro de 2000 a 23 de dezembro de 2001.

De 11 de julho de 1999 a 8 de março de 2009, quase dez anos, assumiu o Secretário de Redação do jornal foi o jornalista Utahy Caetano Santos Filho. Sucedeu a ele outro jornalista, Fábio Aguiar Lisboa, balizando suas atividades entre 15 de março de 2009 a 7 de agosto de 2011.

Um veterano das lides jornalísticas, Othon Ávila Amaral, que já tinha atuado como Secretário de Redação, auxiliar do pastor José dos Reis Pereira, entre 19 de dezembro de 1971 até 11 de dezembro de 1988, foi o jornalista que cobriu o período de 14 de agosto de 2011 a 29 de janeiro de 2012.

Outra jornalista, Arina Paiva, assume a função de Secretária de Redação no dia 4 de fevereiro de 2012 e vem, praticamente só, preparando as edições d’O Jornal Batista. Tem escrito os editoriais, selecionado matéria, atuando como copidesque, enfim, dando conta da nobre missão que lhe pesa sobre os ombros.

A equipe d’O Jornal Batista conta ainda com a valiosa e imprescindível cooperação de Márcia de Castro, uma especialista de O Jornal Batista em várias áreas. Responsável pelas coleções d’O Jornal Batista já digitalizadas, desde 1901 até 2011. Responsável pela renovação de assinaturas. Responsável pela publicidade inserida no jornal. Afora outras responsabilidades como as pertinentes a Associação Denominada Evangélica Batista do Rio de Janeiro.

Enfim, sob a liderança do pastor Sócrates de Oliveira Souza, sucessor de uma linhagem de notáveis, iniciada com W. E. Entzminger o jornal alcança cerca 8000 igrejas e congregações que recebem semanalmente nosso hebdomadário. Não fora a cooperação dessa equipe não teria ele condições humanas de administrar, na atualidade, tudo que as reformas denominacionais acarretaram para o sucessor de outra linhagem de notáveis: Lester Bell, João Falcão Sobrinho, Orivaldo Pimentel Lopes e Salovi Bernardo.

0 comentários:

Postar um comentário