Gnosticismo - Charles Spurgeon



gnosticismo - Charles Spurgeon

Cristo Jesus, o qual se nos tornou, da parte de Deus, sabedoria.

1 Coríntios 1.30


O intelecto do homem procura obter descanso; e, por natureza, ele o procura à parte de Cristo. Homens bem instruídos, mesmo os convertidos, freqüentemente contemplam com pouca reverência e amor as simplicidades da cruz de Cristo. A tentação de um homem de pensamento refinado e educação elevada é apartar-se da verdade simples do Cristo crucificado e inventar uma doutrina mais intelectual. Isto levou as primeiras igrejas cristãs ao gnosticismo, confundindo-as com todos os tipos de heresia. Isto é a fonte de muitas filosofias novas que surgem e se tornam moda, enquanto enganam grupos inteiros de crentes.


Não importa quem você é, nem o nível de educação que possui, se pertence ao Senhor, não encontrará qualquer descanso em filosofar a teologia. Você pode aceitar um dogma de um grande pensador ou um ideal de um profundo argumentador. No entanto, estas coisas serão semelhantes ao joio, se comparadas ao trigo da genuína Palavra de Deus. Em Cristo Jesus, encontra-se entesourada toda a plenitude da sabedoria e do conhecimento (ver Colossenses 2.3).


Têm de falhar todas as tentativas da parte dos crentes para contentarem-se com sistemas religiosos que envolvem falsas doutrinas e negam a Cristo. Os herdeiros autênticos do céu têm de retornar à realidade grandiosamente simples de que "Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores" (1 Timóteo 1.15). Jesus satisfaz os intelectos mais elevados, quando é recebido com fé; mas, à parte dEle, a mente dos filósofos não encontra qualquer descanso. "O temor do SENHOR é o princípio do saber" (Provérbios 1.7). "O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; revelam prudência todos os que o praticam" (Salmos 111.10).

0 comentários:

Postar um comentário